terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Limite Branco.

Eu continuo grifando e escrevendo nas páginas brancas dos meus livros. Letras aleatórias, aparentemente sem conexão alguma. Mas hoje eu reli estes trechos do livro do Caio F. Abreu:

"Tenho a impressão de que este diário é como um espelho. Ele me reflete todas as vezes que o tomo para escrever. A diferença é que o espelho não me guarda: basta sair da frente dele para que minha imagem se apague. O diário, não, o diário é fiel. Ele me guarda mesmo quando não estou escrevendo: basta abri-lo para que ele me mostre a mim mesmo." (p. 118).

"Em seguida, minha outra parte sussurra em meus ouvidos que aí, justamente aí, está o grande mal das pessoas: o fato de serem como são e ninguém poder fazer nada. Só elas poderiam fazer algo por si próprias, mas não fazem porque não se vêem, não sabem como são. Ou, se sabem, fecham os olhos e continuam fingindo, a vida inteira fingindo que não sabem." (p. 73).

"Odeio pessoas ignorantes. Me sinto mau por não conseguir gostar de todo mundo, mas é o que sinto. Os ignorantes, os vaidosos, os usuários, os pedantes. Detesto tudo que é afetado, detesto quem não se busca. Quem se acostuma a viver, da mesma maneira como se acostuma a dormir ou comer. Viver fica uma coisa automática, pouco importa se é boa ou má, vazia ou não. Basta viver, como uma obrigação da qual não se pode fugir." (p. 135).


Nenhum comentário:

Postar um comentário