segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicotomia Sentimental.



Vou lhes explanar um pensamento meu.
Eu diria que é uma Quase-Teoria.
Quem me conhece ja me ouviu falar dela em algum cantinho dessa minha vida.


***
Para todos nós, a tristeza é o sentimento que reproduz melhor as questões da alma. E não é porque somos seres infelizes, mas porque estar feliz é um estado de demência dos nossos juízos - sim, somos seres felizes.
Mas a felicidade não é linear e julgo suas razões muito simples:

Quando estamos felizes não enxergamos a maldade nem a mediocridade, tudo é muito simples. Mas existe um determinado momento em que nos decepcionamos, por exemplo. A decepção é um baque enorme ao nosso coração e no exato momento da queda, você acorda do sonho furta cor e passa a enxerga os problemas a serem resolvidos. Tudo fica preto e branco.

Inquietação. Irritação. Problema. Reflexão. Solução. Quietação.

Triste pelas decepções da vida é que somos capazes de crescer. Logo não existe uma felicidade constante para o nosso próprio bem. Para não vivermos num estado vegetativo da mente. Mas estar alegre tem seu lado relevante.

Estar alegre significa que nossos limites foram superados: e percebemos a simplicidade das coisas novamente.

***
Portanto, comemore.
Comemore essa Dicotomia Sentimental.
Comemore essa Felicidade Oscilante.

Um comentário:

Pablo Barbosa. disse...

Ótima linha de pensamento a sua. Penso assim também.

Postar um comentário